Uma parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Polícia Civil (PC-GO) e Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), vao facilitar a retirada de documentos por pessoas em situação de rua, como carteira de identidade.
A parceria firmada pelas três instituições prevê que uma equipe de profissionais da OVG vai ser treinada pela Polícia Civil, para que se habilite a cadastrar a solicitação dos documentos de identidade no sistema oficial. A PC-GO vai fazer a emissão dos RGs e a Defensoria-Pública vai auxiliar na busca e emissão de documentos, como a Certidão de Nascimento, por exemplo, que são utilizados na retirada do documento de identidade.
Dados da administração da capital atestam que apenas em Goiânia vivem cerca de 1,2 mil pessoas em situação de rua, incluindo as que trabalham nos sinaleiros e mendigos. Deste total, 30% são homens que trabalham em semáforos vendendo algum produto para sobrevivência, 20% mulheres com crianças que mendigam ou vendem balas nos sinaleiros, 10% casais que trabalham juntos nos semáforos ou mendigam juntos com os filhos e 40% moradores de rua.
Fundador da Associação Tio Cleobaldo, Cleobaldo Martins, que atua com pessoas em situação de rua há quase 50 anos, o objetivo da parceria é devolver dignidade às pessoas em situação de rua de modo que consigam ter acesso a programas sociais.  “A melhor forma de devolver dignidade é indo até as pessoas. Essa é uma decisão de gestão assertiva, porque levamos resultado e levamos também aquilo que podemos entregar como seres humanos: empatia, olhar atento e mostrar que estamos aqui para servir”, disse.