A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) lançou durante o Congresso Brasileiro de Trilhas, o “Desafio das Flores”, um conjunto de caminhos interligados, que formam a maior trilha de zona metropolitana do mundo. O projeto deve alcançar até 2,5 mil quilômetros de trilhas, envolvendo 26 municípios: Hidrolândia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Inhumas, Campestre, Varjão, Araçu, Itauçu, Damolândia, Santo Antônio de Goiás, Guapó, Abadia de Goiás, Aragoiânia, Nova Veneza, Trindade, Goianira, Nerópolis, Caldazinha, Caturaí, Terezópolis de Goiás, Brazabrantes, Goianápolis, Senador Canedo, Santa Bárbara, Aparecida de Goiânia e Goiânia.

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, é realizado pelo Governo de Goiás e pela Rede Brasileira de Trilhas e vaí até o dia 29 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia – GO. O evento é uma oportunidade para integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional, troca de experiências, bem como para apresentação da Rede Brasileira de Trilhas para futuros parceiros, fortalecendo-a em nosso país.

As trilhas têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, levando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Desta maneira, o evento contará com a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando uma rica troca de conhecimentos. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.