Para reforçar a importância do combate à desinformação nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dedicará o mês de junho  para falar sobre o tema. Serão publicadas matérias no portal do TSE e postagens nas redes sociais para lembrar  que esse combate é uma missão de todos que desejam as Eleições 2022 com paz e segurança.

Os textos e posts, que serão publicados com a hashtag #democraciaEmPílulas, vão abordar temas como liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate e dicas de como verificar informações recebidas, entre outros.

A previsão é publicar textos em formato de pílulas, ou seja, textos curtos para explicar esses temas e conscientizar o eleitorado brasileiro sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor. O conteúdo foi todo elaborado em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

Uma das pílulas, por exemplo, vai explicar que a “desinformação abrange ações de comunicação feitas para confundir ou enganar. Envolve relatos falsos, notícias deturpadas ou tiradas de contexto, teorias conspiratórias e narrativas difamatórias baseadas em acusações graves e sem amparo na realidade”.

Com informações do TSE