O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) prepara o enfrentamento ao bioma do cerrado com a 17ª Operação Cerrado Vivo – 2022, que tem como um dos principais objetivos prevenir e combater incêndios em vegetação. Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação.

Os objetivos da Operação Cerrado Vivo são a prevenção, a preparação e o combate aos incêndios florestais em Goiás com equipes especializadas e o reforço de drones, que monitoram áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano, devido à baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.

A Operação Cerrado Vivo é composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começa todo mês de janeiro e termina em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta, quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás.

Uma das principais ferramentas de monitoramento da instituição é a utilização de drones para monitorar áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano de baixa umidade do ar e aumento da temperatura. Nos anos anteriores, a experiência com o monitoramento aéreo dos parques estaduais foi positiva. Os aparelhos passam a transmitir imagens em tempo real.

Os drones conseguem oferecer aos bombeiros uma visão panorâmica do terreno e, além disso, os ajudam a determinar para onde o fogo deve se mover em seguida. Isso permite que os profissionais que atuam em seu combate possam tomar decisões rápidas e assertivas sobre o deslocamento da equipe e, se necessário, da evacuação de comunidades que possam ser impactadas.