A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), deu início à realização de aceiros nas unidades de conservação da capital. A ação consiste na retirada de uma faixa de vegetação na beira dessas áreas para evitar que, em caso de incêndio, o fogo chegue à mata e sacrifique a vida de árvores e de animais, principalmente das aves.

Os parques Curitiba, Macambira, Ville de France e Veredas dos Buritis foram os primeiros a receber esse serviço, que tem supervisão técnica dos biólogos da Amma.

Segundo técnicos da agência os aceiros têm o objetivo de prevenir que o fogo na beira dos parques chegue à vegetação interna e promova  destruição ambiental, nos períodos mais secos do ano, quando ocorre maior índice de queimadas, equipes do setor operacional do órgão realizam rotineiramente essa atividade.

Para a realização técnica dos aceiros e combate a queimadas, servidores da Amma receberam treinamentos técnicos de soldados do Corpo de Bombeiros, no auditório do Núcleo Socioambiental. Em caso de princípio de incêndio, os servidores dos parques realizam o trabalho de contenção de avanço do fogo. Caso seja de grandes proporções, o órgão recorre ao Corpo de Bombeiros.