A abertura do 1º Canto da Primavera Kids, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com correalização do Sesc Goiás, em parceria com a prefeitura de Pirenópolis, será realizada nesta quarta-feira (22/06), às 18h, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim. Na ocasião, seis crianças de quatro a oito anos participam da primeira audição.
O Canto Kids tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pelo universo musical e valorizar os talentos infantis, além de incluir os pequenos na programação do Canto da Primavera, um dos festivais de música mais tradicionais do Estado.
“Essa é a primeira vez que as crianças serão protagonistas deste festival que é tão importante para a cultura goiana. Realizar um evento voltado exclusivamente para crianças e adolescentes é o caminho para incentivar as novas gerações a descobrir seus talentos”, ressalta o secretário Marcelo Carneiro.
Seguindo a programação, na quinta-feira (23/06) as audições ocorrem no povoado de Malhador e na sexta (24/06) no povoado de Santo Antônio. No sábado (25/06) e domingo (26/06) o evento será realizado no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Na noite de encerramento do festival, haverá apresentação especial de encerramento com o cantor mirim Gustavo Bardim após a grande final do concurso. Natural de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, Gustavo vai levar os sucessos da música brasileira e músicas autorais para o evento. Vencedor do programa da TV Globo, The Voice Kids 2021, o cantor, que hoje tem 11 anos, já gravou duas músicas e se prepara para lançar seu primeiro álbum.
O Canto Kids tem o formato de concurso, com duas categorias, uma com participantes com idade entre 4 e 8 anos e outra para a faixa etária entre 9 e 14 anos. As inscrições foram feitas nas escolas estaduais, municipais e privadas, e também na sede da prefeitura. A avaliação, bem como classificação e eliminação dos candidatos, será realizada por uma comissão julgadora composta por profissionais reconhecidos, escolhidos a critério da Secretaria Municipal de Cultura de Pirenópolis.
A performance terá duração de três minutos e será avaliada a partir de três critérios: voz, interpretação e apresentação de palco. A premiação é de R$ 18 mil e será distribuída entre os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar nas duas categorias.