Os três marcos monumentais do viaduto Latif Sebba, na Avenida 85, entre os setores Marista, Oeste e Sul ostentam hoje, as cores azul, amarelo e vermelho. Ação faz parte da programação do município em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira (28/06).  As cores foram selecionadas em referência ao arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+.
A data surgiu como consequência de um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Naquela época, apesar da circulação de ideias progressistas na região, as leis contra homossexuais eram rígidas, colocando em risco aqueles que ousavam demonstrar afeto não heterossexual em público. A conscientização da sociedade sobre a importância do combate à LGBTFobia é um dos objetivos da data.

Um estudo feito pela ONG All Out e pelo Instituto Matizes aponta que o reconhecimento da criminalização da homofobia no mundo está, ainda, distante. O relatório cita 34 obstáculos que ainda dificultam o combate ao preconceito por orientação sexual. Entre as barreiras então: Questões estruturais; Falta de transparência e opacidade do Estado; Procedimentos institucionais; Reconhecimento jurídico; Pandemia da Covid-19.