A alta ocupação da rede hoteleira em cidades turísticas, como Aruanã e Caldas Novas, e a expectativa de prefeituras para a movimentação durante esse mês de julho mostram que Goiás acompanha a retomada nacional do turismo.
A cidade de Aruanã, um dos destinos mais procurados na Temporada do Rio Araguaia, registra durante todo mês de julho ocupação total na rede hoteleira. A expectativa é de que 600 mil turistas passem pelo município até o fim do mês. Já em Pirenópolis, mais um importante destino turístico do Estado, a ocupação nessas férias chega a 70% durante a semana e 100% nos fins de semana. Outra cidade muito procurada pelos turistas, Caldas Novas está com ocupação de 90% dos leitos, em média, e a expectativa da prefeitura é de receber, no total, 300 mil pessoas em julho.
Para essa retomada do turismo no Estado, o governo investiu, em parceria com o Sebrae, mais de R$ 450 mil na qualificação de trabalhadores do setor, nas 10 regiões turísticas do Estado. Para aumentar a oferta de atrativos aos turistas, foram investidos R$ 3,5 milhões, através de edital de chamamento público, lançado em 2021, recurso que está sendo utilizado na realização de eventos, desde maio desse ano, em 15 municípios.
Hotéis, restaurantes e toda a rede privada voltada ao turismo, que foi bastante impactada pelas restrições das atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19, chega nessa temporada de julho fortalecida com recursos distribuídos em linhas de crédito.
Os dados mostram que Goiás está dentro da tendência nacional de crescimento no setor do turismo neste mês de julho. Nos últimos dois anos, o turismo nesta época de férias escolares foi prejudicado. Agora, após recessão, os números finalmente voltaram a crescer. Um exemplo são as companhias áreas que anunciaram ampliação na oferta de voos. A Latam terá 3 mil voos extras para este mês. Ao todo, a empresa espera transportar 3 milhões de passageiros. Já a Gol deve ampliar em 80% a oferta de voos.
O presidente da Goiás Turismo e também presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, acredita que um dos principais fatores para o crescimento no setor, de uma forma geral, é a vacina. “Com o avanço da vacinação e com a diminuição no número de óbitos por Covid 19, a população se sente mais confiante para voltar a viajar”, comenta Amaral.
 O Estado foi o décimo mais visitado em 2021, segundo pesquisa do IBGE divulgada no início deste mês de julho. Outra pesquisa do instituto também revelou que no mês de abril de 2022 as atividades turísticas, em Goiás, aumentaram 8,3% na comparação com março deste ano, alcançando a maior alta do país, entre os Estados.