Missão de Observação Eleitoral da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE) visitará o Brasil na primeira semana de agosto, quando será recebida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e pelo vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes. A reunião está prevista para o dia 2 de agosto, às 15h. Os visitantes também devem se reunir com outros setores do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo.
A Missão da UNIORE será composta por presidentes dos organismos eleitorais da Argentina, da Costa Rica, do México e da República Dominicana, além de representantes do Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH/CAPEL).
Na programação do encontro com o TSE, está prevista uma conversa com servidores do Tribunal especializados em Tecnologia da Informação e também com assessores que tratam de questões de gênero e diversidade. Na ocasião, será assinado Acordo de Procedimentos entre o TSE e a UNIORE, estabelecendo os parâmetros das atividades de observação nas eleições.
Durante reunião virtual realizada no mês passado com representantes da Justiça Eleitoral brasileira, a Missão da UNIORE informou que os temas prioritários da observação serão o funcionamento e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação; as campanhas de desinformação; a participação política de grupos socialmente excluídos; a violência eleitoral; e financiamento de campanhas eleitorais.
Leave A Comment