Um percentual de 66% dos consumidores de Goiânia deve comprar algum presente para o Dia dos Pais, a ser comemorado no Domingo, dia 14. É o que indica levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, que também revela que os itens de vestuário e calçados estão entre os preferidos para presentear os papais, com 46% dos entrevistados na pesquisa afirmando que pretendem dar roupas ou sapatos na data.
Os dados da sondagem feita pela CDL animam lojistas da Região da 44 em Goiânia, segundo maior polo de confecção e moda do País e o maior do Centro-Oeste. “A nossa expectativa é ter um aumento de até 30%, em relação a nossa média normal de vendas no varejo e atacarejo, para esta e a próxima semana”, afirma Vanessa Márcia de Assis, lojista na 44 há 17 anos e proprietária da Santorine, marca de moda masculina.
A empresária conta que épocas como Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais sempre ajudam a movimentar as vendas na região, porque além dos atacadistas que costumam vir duas ou três semanas antes dessas datas para fazer estoque em suas cidades, nos dias que antecedem a essas celebrações aumenta o número de clientes que compram no varejo ou no atacarejo, que é quando o consumidor leva um número maior de peças para aproveitar o preço de atacado. “As vezes costuma vir a família toda para comprar. Tem cliente que compra o presente do pai e também uma peça para ele próprio, para o filho, para um irmão ou um tio”, explica Vanessa.
Trabalhando com moda masculina e feminina, o lojista Lucas Roberto Silva também espera um bom aumento nas vendas de varejo e atacarejo, em virtude das compras para o Dia dos Pais. “A nossa expectativa é de um aumento de até 30% em relação a nossa média normal de vendas e de 15% em relação ao que comercializamos no ano anterior”, afirma o comerciante.
De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves, o Dia dos Pais é a quarta melhor data do ano para o comércio do polo confeccionista de Goiânia. Ele destaca inclusive que a região, nos últimos anos, vem se preparando para receber esse público do varejo e do atacarejo. “Nós últimos cinco anos a 44 ganhou vários novos empreendimentos. São shoppings maiores e que oferecem lojas mais confortáveis e estruturadas, onde os lojistas podem receber bem tanto o cliente do atacado, que ainda é a grande maioria aqui, quanto os clientes do varejo e atacarejo, cuja presença na região vem crescendo ano após ano”, esclarece Lauro Naves.
Para quem está pensando em buscar o presente do papai na Região da 44, o presidente da AER44 dá algumas dicas. “Para esse público que vem à região para as compras no varejo ou atacarejo, os melhores dias para eles são as segundas, terças e quartas, que é quando a região está mais tranquila. Outra dica boa é, sempre que possível, optar pelo pagamento em Pix, pois essa é uma modalidade de pagamento mais vantajosa, tanto para o cliente quanto para os lojistas da 44, que em sua grande maioria são microempreendedores e, portanto, são isentos de tarifa nessa forma de pagamento, segundo o Banco Central”, sugere Naves.
Seja qual for o estilo do seu pai, opções não faltam na Região da 44. Mas para quem está na dúvida ou não sabe bem qual o estilo do paizão, a lojista Vanessa Márcia Assis dá uma dica. “Hoje a peça que mais vendo na loja para o público masculino são as calças de brim, que é um tecido muito mais confortável que o jeans e você tem várias opções de cores como os tradicionais preto e azul marinho, ou outros tons mais vibrantes como o marsala, laranja e caqui”, conta a lojista, que também destaca que esses modelos de calças são bem versáteis e podem compor tanto um look de trabalho como de passeio.
E o conforto parece ditar muito das opções de roupas para o público masculino, segundo explica o também lojista Lucas Roberto. “Nós, que trabalhamos muito com malhas em algodão, percebemos que os homens buscam sempre uma roupa que tenha o seu estilo, mas ao mesmo tempo traga conforto. Por isso as camisas em malha acabam sendo sempre uma boa opção, porque você tem aquelas com estampas mais marcantes e coloridas, como as floridas que estão muito na moda hoje e são mais para um papai que tem um estilo casual e alegre; mas há também as camisas lisas e os modelos polos em malha para aquele pai mais discreto e conservador”, sugere o lojista.