Cerca de 150 mil moradores da região sudoeste terão suas rotinas impactadas pelos benefícios de ter um parque em sua vizinhança com a conclusão do Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, na região sudoeste de Goiânia. A inauguração será feita pela prefeitura de Goiânia, na sexta-feira, 12 de agosto, a partir das 8h, com a presença do prefeito da cidade, Rogério Cruz.
Com quase 112 mil m², o parque integra o projeto Macambira-Anicuns, e oferece estações de convivência com playground, academia ao ar livre e gazebos, totalizando seis espaços. A pista de caminhada com 1,2 quilômetros circunda todo seu perímetro. O parque recebeu um lago contemplativo e teve sua vereda de buritis, com mais de 70 mil metros quadrados, totalmente cercada com alambrado para sua proteção.
Sonho antigo dos moradores da região, o parque chega para dar função social e qualidade de vida. “Antes essa era uma área abandonada, que vinha sendo usada indevidamente como depósito de lixo e ação de marginais. Para se ter uma ideia, só no período das obras, foram retirados 400 caminhões de lixo e entulho que estavam jogados no local. Com a inauguração da primeira fase do parque, em 2020, essa realidade mudou”, informa o engenheiro da obra, Raphael Gualberto.
O projeto foi desenvolvido pela prefeitura de Goiânia, aprovado pelo Ministério Público e executado pelas empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação, que também estão construindo na região o complexo Eldorado Parque, um projeto de ocupação planejada no Parque Oeste Industrial, iniciado em 2012. Estão sendo implantados 24 quadras planejadas com residenciais e um shopping. A previsão é abrigar quase sete mil famílias, transformando o antigo vazio urbano em uma comunidade planejada. Sete residenciais já foram entregues e dois estão em obras.
A implantação do parque foi uma sugestão do Ministério Público e da prefeitura aos empreendedores que, na época, estavam iniciando os estudos para a implantação do projeto habitacional. “Nós abraçamos o desafio mesmo não havendo nenhuma obrigação de fazer, mas como um compromisso de se promover uma urbanização responsável, para que a área deixasse de ser uma espaço abandonado e se tornasse um espaço de qualidade de vida para as famílias, tanto as que iriam chegar para morar nos condomínios quanto as que já viviam na região. O resultado foi um ganha-ganha. A transformação natural que um parque gera para a vizinhança é a maior contrapartida que estamos recebendo”, diz o incorporador e sócio-proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa.
A família proprietária da área teve grande relevância no processo de consolidação do parque, pois transferiu mais 83 mil metros quadrados de área ao seu tamanho original, colocando-o entre os maiores da capital. “No projeto inicial, já havia a previsão da área do parque municipal, mas em tamanho muito menor”, explica Paulo Roberto da Costa. Por isso, o nome do parque é uma homenagem ao patriarca da família, o ex-deputado Sebastião Júlio de Aguiar, mineiro que chegou a Goiânia nos anos 1950 e deu início à urbanização do Setor Parque Oeste Industrial em 1957, quando foi aprovado o loteamento do bairro.
O empreendedor observa que, assim como aconteceu em outras regiões de Goiânia, o Parque Buritis Sebastião Júlio Aguiar já está transformando toda a vizinhança desde a inauguração de sua primeira etapa em 2020 – pelo então prefeito Íris Rezende Machado. Além de trazer mais qualidade de vida, o equipamento deixa o bairro mais agradável e desperta mais orgulho na própria comunidade.
“Na medida em que a população interage com o parque e percebe seus benefícios, ela acaba se tornando a principal guardiã do espaço. Nós, inclusive, estimularemos que uma associação de amigos do parque seja criada com esse objetivo”, disse Paulo Roberto da Costa.
Ele lembra ainda que uma consequência natural do valor que a população atribui ao parque é a valorização dos imóveis. “Historicamente, eles atingem cerca de 50% de valorização após o primeiro ano. Isso aconteceu no Parque Vaca Brava, no Parque Flamboyant e em outros de nossa capital”, observa o empreendedor.
A transformação do bairro Oeste Industrial em uma comunidade planejada conta ainda com outras iniciativas do grupo empreendedor, que construiu o prédio do 42º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Irapuan Costa Júnior, em 2018, na Rua das Magnólias esquina com a Rua do Esmalte, reforçando a segurança dos moradores. Tanto o terreno quanto o prédio foram uma doação, sem contrapartida, para o Governo do Estado de Goiás. gAs quatro incorporadoras também promoveram a implantação de rede de água tratada e esgoto, energia elétrica e iluminação pública no bairro, serviços dos quais o lugar era carente no início do projeto.
O próximo passo será a construção do shopping, na Avenida Pedro Ludovico. O projeto arquitetônico já está em fase de desenvolvimento. O novo espaço oferecerá lazer, serviços, conveniência, alimentação, vestuário, artigos para o lar, entre outras opções.
Leave A Comment