Além de divulgar números da corrida eleitoral em Goiás, o Instituto Ipec, contratado pela TV Anhanguera, avaliou a administração do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira (25/08), a gestão é aprovada por 49%, porcentual 3,5 vezes superior à reprovação.
Dos entrevistados, 13% consideram que Caiado faz um ‘ótimo’ governo. Outros 36% consideram ‘bom’. Portanto, 49% avaliam de forma positiva a gestão estadual nos últimos 3 anos e 8 meses. O mandato de Caiado é avaliado como ‘regular’ por 35% das pessoas ouvidas pelo Ipec.
Entre os que reprovam o mandato do atual governador, 6% avaliam como ‘ruim’ e 8% como ‘péssimo’, totalizando 14% de menções negativas. Outros 2% não souberam responder.
O saldo da avaliação da gestão do governador Ronaldo Caiado para o eleitor goiano é positivo. Para cada entrevistado que reprova o atual mandato, 3,5 aprovam a forma com que ele conduz o governo de Goiás.
Caiado chega na reta final de seu primeiro mandato com uma avaliação superior a de seus antecessores. Nos últimos 20 anos, nenhum chefe do Executivo estadual conquistou números tão expressivos de aprovação em pesquisas divulgadas no mesmo período.
Com base em números do Serpes, instituto também contratado pelo Grupo Jaime Câmara assim como o IPEC, em 2018, o governador José Eliton (na época, do PSDB) teve apenas 18,4% de avaliação positiva, a seis meses do fim da gestão e quando ele também tentava a reeleição.
Marconi Perillo (PSDB), em 2014, quando conquistou a reeleição para o governo de Goiás, alcançou 44% de aprovação. Em 2010, Alcides Rodrigues (na época, filiado ao PP) deixou o governo do Estado com avaliação positiva na faixa dos 30%.
A avaliação positiva da administração estadual reflete diretamente o cenário para a sucessão estadual. O governador Ronaldo Caiado lidera a disputa pela reeleição com 48% das intenções de voto na estimulada, uma vantagem de 27 pontos porcentuais sobre Gustavo Mendanha (Patriota), que alcança 21% das menções.
O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) registra 4%, Professora Helga (PCB), 2%. Cintia Dias (Psol), Edigar Diniz (Novo) e Professor Pantaleão (UP) tem 1% cada. Wolmir Amado (PT) não atingiu 1%. Brancos e nulos somam 11% e 10% estão indecisos.
O Ipec entrevistou 800 eleitores, entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-02234/2022.
Leave A Comment