O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) propõe ampliar o uso da tecnologia para  puxar para baixo os índices de criminalidade em Goiás. Candidato à reeleição, ele propõe o uso de drones e de Inteligência Artificial em câmeras de videomonitoramento como meios para favorecer a atuação das forças de segurança pública.
Na prática, o investimento em Inteligência Artificial proposto no plano de governo da Coligação Pra Seguir em Frente analisa áudio e imagens de câmeras de monitoramento para reconhecer humanos, veículos, objetos e eventos e, a partir dessa identificação, emitir alertas de detecção de violação de uma determinada regra. A região do Entorno do Distrito Federal será a primeira a receber o programa de Ronaldo Caiado.
A utilização de sistema de vigilância também deve alcançar o sistema prisional. O candidato propõe ampliar o uso de câmeras de videomonitoramento dentro das unidades penitenciárias. A medida é considerada prioritária para desarticular facções dentro dos presídios.  Além das câmeras, Caiado quer a transferência do presídio de regime semiaberto de Aparecida de Goiânia para uma área mais adequada e a ampliação da quantidade de vagas.
Para seguir avançando, o programa de governo apresentado por Caiado para a segurança pública também inclui a implantação de postos operacionais dos bombeiros na região Metropolitana de Goiânia e o aumento no número de unidades de policiamento especializado nas cidades do interior do Estado.
Também está prevista a ampliação da oferta de cursos de qualificação e especialização para os profissionais da segurança pública e de programas de promoção à saúde física e mental dos profissionais; o fortalecimento da rede de apoio a mulheres vítimas de violência; e, entre outros, a viabilização de um programa de Redução de Acidentes de Trânsito.