“Marte Um” do cineasta mineiro Gabriel Martins foi escolhido  pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (5/9) para representar o Brasil no Oscar 2023, concorrendo a uma vaga entre os cinco indicados à estatueta de melhor produção internacional. O filme está na programação do Cine Cultura desde o dia 25 de agosto.

O longa foi rodado em Contagem e BH, e acompanha a história dos Martins, família preta, de classe média baixa,  que vive às margens de uma grande cidade brasileira após a  posse de um presidente considerado  de extrema-direita.

Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Marte Um estreou em janeiro no Festival de Sundance, um dos maiores eventos do cinema independente. O longa foi um dos destaques do 50° Festival de Cinema de Gramado  abocanhando quatro estatuetas. Além de dirigir, Martins é também o roteirista do longa. O elenco conta com Cícero Lucas, Camilla Damião, Carlos Francisco, Rejane Faria, Ana Hilário, Russo Apr, Renato Novaes, Felipe Santos, Kátia Aracelle, Josi Lopes, Robson Vieira, Hélio Ricardo, Thiago Cesario, Dircinha Macêdo e Tokinho.