As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), estão com editais abertos para preenchimento de 1.319 vagas para cursos de qualificação gratuitos. As inscrições podem ser feitas apenas até este domingo (02/10), por meio do site efg.org.br. O candidato interessado precisa ter 16 anos ou mais e ensino fundamental completo para participar do processo seletivo.

Ao todo são disponibilizados oito cursos em três municípios: Goiânia (EFG José Luiz Bittencourt), Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi) e Santo Antônio do Descoberto (EFG Sara Kubitscheck). A maioria é de 160 horas, exceto os de Desenvolvimento Web Back-End e Programação de Computadores, que têm carga de 240 horas cada um. Há opções para turnos matutino, vespertino e noturno.

Marketing digital, e-commerce e empreendedorismo criativo encabeçam a lista dos cursos com mais vagas ofertadas, com 368, 281 e 188, respectivamente. A maioria das aulas, quase 50%, será ministrada na unidade José Luiz Bittencourt, que fica no Bairro Floresta, em Goiânia.

A realização do processo seletivo está sob a responsabilidade do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2021, as EFGs são administradas pelo CETT, mediante convênio firmado entre o Governo de Goiás e a UFG.

Confira os cursos disponibilizados em cada Escola do Futuro:

EFG José Luiz Bittencourt – Goiânia
Marketing digital
E-commerce
Mídias sociais
Empreendedorismo Criativo

EFG Luiz Rassi – Aparecida de Goiânia
Desenvolvimento Web Back-End
E-commerce
Assistente em marketing
Empreendedorismo criativo

EFG Sara Kubitcheck – Santo Antônio do Descoberto
Assistente em marketing
Marketing digital
Planejamento e Criação de Novos Negócios