A 133ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cancelou nesta quarta-feira, 05, os registros de candidatura dos vereadores Santana Gomes e Bruno Diniz, ambos do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Com a decisão, os dois políticos deixam os cargos parlamentares do município. A 2ª Zona Eleitoral ainda irá recontar a votação das eleições de 2020 e expedirá diplomas para os novos eleitos. A decisão impede também que os vereadores cassados participem das sessões na Câmara Municipal de Goiânia.

A cassação dos mandatos dos vereadores teria sido por conta do partido registrar candidaturas “laranjas” de mulheres nas últimas eleições municipais. Dessa forma, após o questionamento do Partido Social Liberal (PSL), hoje União Brasil, e de Fabrício Rosa (PT), o juiz Vicente Lopes da Rocha Júnior, do TRE-GO, determinou em setembro a anulação da chapa. Além da recontagem dos votos da 2ª zona eleitoral para dar posse a novos vereadores na Câmara de Goiânia.

Em contato com o Jornal Opção, o advogado do PRTB, Danúbio Remy, afirmou que o partido já entrou com recurso contra a decisão da justiça eleitoral. O representante de Santana Gomes, Luciano Mtanios Hanna, também confirmou o recurso e destacou que confia na avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Matéria do Jornal Opção