A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), realiza a atualização do cadastro das famílias de baixa renda da capital que ingressaram no Cadastro Único (CadÚnico) nos anos de 2016 e 2017. O prazo para fazer a atualização dos dados referentes a esses anos termina na próxima sexta-feira (14/10).
Segundo informações do gerente de Benefícios Sociais e gestor do Cadastro Único de Goiânia, Gleison Guilhermino de Souza, o cadastro no CadÚnico é feito continuamente pela Sedhs, mas há períodos determinados pelo governo federal para que as famílias façam a atualização dos dados.
“Qualquer pessoa pode se inscrever, mas para ter acesso aos benefícios é preciso atender aos requisitos do CadÚnico. Cada programa tem a sua especificidade, são três níveis dentro do cadastro: famílias em situação de extrema pobreza, que é o primeiro grupo, situação de pobreza e situação de baixa renda. Para transferência de renda do governo federal existem dois programas, o auxílio gás e Auxílio Brasil, que atendem a faixas de renda específicas”, explicou Gleison.
Atualmente 164.124 famílias goianienses estão inseridas no CadÚnico. Para se inscrever, o cidadão precisa comparecer a um dos 27 postos de atendimento do município. Além do posto de atendimento na Sedhs, é possível fazer o cadastro em 15 unidades de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em 11 unidades de Núcleos de Assistência Social (Nas), presentes em todas regiões da capital. O endereço dos locais está disponível no site da Prefeitura de Goiânia.
Os documentos necessários são RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Caso o beneficiário esteja em idade escolar, é necessário apresentar frequência escolar ou comprovante de matrícula. Gleison Guilhermino de Souza alerta ainda que para receber os auxílios é preciso manter o cadastro atualizado, que tem validade de dois anos.
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