A Cia Jovem do Teatro Basileu França e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresentam um dos maiores clássicos do balé de repertório, o espetáculo “Giselle”, pela segunda vez em Goiânia. As apresentações serão realizadas de 3 a 6 de novembro, sempre às 20 horas, no Teatro Escola Basileu França, com duração de duas horas, em dois atos. O ingresso pode ser adquirido pelo Sympla.
No palco do Teatro Escola Basileu França estarão em cena 65 bailarinos e 60 músicos. Alguns personagens principais, como Giselle, Myrtha e Hilarion serão interpretados por diferentes bailarinos. O espetáculo tem como convidados a primeira bailarina de São Paulo, Paula Penachio, e o primeiro solista do Teatro Mariinsky (Rússia), Alexander Saveliev.
“Trazer bailarinos internacionais é uma prática do Basileu. Aproximá-los dos nossos alunos faz com que eles tenham novas experiências. Além da troca de saberes e técnicas”, destaca a diretora-geral Simone Malta.
O balé conta a história de uma camponesa chamada Giselle, que padece de uma desilusão amorosa. Isso ocorre após a descoberta de que o seu amor já era noivo de outra. A narrativa se destaca pelas “Willis”, que são espíritos de virgens. Elas emergem sempre entre a meia-noite e a alvorada para se vingar, capturando qualquer homem e forçando-o a dançar até a morte.
De acordo com Simone Malta, o espetáculo apresenta uma história intrigante e que mexe com as emoções. “Giselle é um ballet muito complexo, pois envolve muitas cenas, muita interpretação e, para isso, contamos com uma equipe grande para preparar todos os bailarinos”, completa.
A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França é uma instituição de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, vem sendo gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Leave A Comment