A 22ª edição da Copa do Mundo que será disputada entre 21 de novembro e  18 de dezembro no Qatar, além de mexer com o cotidiano dos brasileiros, lança novidades no mundo da moda. A camisa “Canarinho” da  Seleção Brasileira bem como as cores da  bandeira nunca estiveram tão na moda, e devem seguir como um tendência forte nos próximos dias. Na Região da 44 e shoppings de Goiânia é possível a constatação da predominância destas cores.
Esse reavivamento da paixão pelos símbolos do nosso país deu origem a um forte movimento de moda, o Brazilcore, como explica a empresária e designer de moda Sabrina Alves. “Essa tendência, que foi adotada inclusive por muitas celebridades, mostra justamente a essência desses símbolos, não só nas cores da bandeira, mas em várias outras coisas que temos aqui no Brasil. E esse movimento do Brazilcore veio até mesmo para tirar um pouco do peso da política e demonstrar que a nossa bandeira, a camisa da Seleção são importantes símbolos nacionais de todos os brasileiros”, afirma a especialista.
As vitrines de muitas das mais de 16 mil lojas que fazem parte do polo confeccionista da 44 r estão repletas de manequins e sugestões de looks que usam e abusam dos tons verde, amarelo, azul e branco. Com quatro lojas na Região da 44, o empresário e lojista Sonny Rither, comemora a venda de um grande volume de peças com as temáticas da Seleção Brasileira ou da bandeira do Brasil. “Hoje, cerca de 50% dos itens que vendo tem alguma relação com a seleção ou com as cores da bandeira”, informa o lojista e confeccionista. Sonny, que comercializa para revendedores de moda de várias partes do Brasil, está com uma ótima expectativa de vendas para os próximos dias. “Estou com um bom estoque ainda e esperamos vender tudo antes do início da Copa”, revela.
Essa maior procura por roupas que fazem referência às cores da bandeira fez o empresário e lojista da Região da 44, Lucas Roberto Silva, desenvolver peças exclusivas para suas lojas na 44. “Apesar de ser um ano de Copa, a maior procura dessas peças com as cores verde, amarelo ou azul já vinha ocorrendo, especialmente por causa do momento político que vivemos. Mas com a Copa, essa tendência deve se estender mais um pouco”, avalia.
Os jogos com a participação da seleção brasileira impactam o horário de funcionamento do comércio no país. Assim é que após reunião entre a Diretoria da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) e representantes da Federação Nacional de Guias de Compras foi definida uma  sugestão de funcionamento para os shoppings e lojas da região. Em virtude da alta demanda de fim do ano, nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, a orientação da AER44 é de que os estabelecimentos do polo confeccionista permaneçam abertos normalmente, nestes dias das 7h às 18h. Somente no dia 28 de novembro é que a orientação para o horário de funcionamento seja das 7h ao meio-dia. Vale lembrar que esses horários são apenas uma sugestão orientativa aos shoppings e galerias que funcionam na Região da 44. Os estabelecimentos têm autonomia para definir seu horário de atendimento ao público, dentro do que estimulado a lei municipal.