Cerca de 4.987 professores da rede municipal de ensino terão direito a progressão horizontal conforme lei publicada no Diário Oficial do Município de Goiânia desta sexta-feira,25. O benefício integra o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério Público do Município e tem como objetivo incentivar a valorização profissional dos educadores.

Para ter acesso ao benefício, de dois em dois anos, os professores apresentam certificado de participação em curso de aperfeiçoamento profissional, com duração mínima de 40 horas. Com a progressão, conhecida pelos profissionais como “mudança de letra”, os servidores passam de um padrão de vencimento para outro.

Neste ano, o processo de abertura de protocolização e acompanhamento foi realizado, exclusivamente, de forma eletrônica entre os meses de março e maio de 2022, de forma on-line, via e-mail da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas as orientações foram realizadas via ofício enviado às instituições educacionais.

O benefício concedido aos professores está previsto nos artigos 7º e 8º da Lei nº 7.997, de 20 de junho de 2000. O decreto de progressão horizontal n°4.757, de 2022, está disponível no Diário Oficial do Município do dia 25 de novembro, a partir da página 33, no endereço eletrônico www.goiania.go.gov.br.

Os profissionais que não foram contemplados na lista podem ter pendências de documentação e os processos seguem em análise pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). Os professores que precisam atualizar informações podem entrar em contato, via e-mail, na Gerência de Carreiras e Benefícios e Apoio ao Servidor: gercar.sme@gmail.com.