Será em 19 de dezembro a cerimônia oficial de recebimento dos caças Saab F-39E Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira. Eles  pousaram esta semana na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez. Os caças que chegaram são o FAB 4103 e 4104. A Base já tinha recebido em outubro de 2021 a visita do primeiro F-39 Gripen, FAB 4100, que está sendo usado na campanha de ensaios em voo.

A chegada dos aviões de combate marca o primeiro pouso de duas unidades operacionais na organização militar que será sede do novo vetor da Aeronáutica.  Os spotters Ricardo Parisi e Matheus Janone, do canal Brazil Aviation Araraquara SP, registraram a decolagem dos F-39 da sede da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Estes são os mesmos Gripens que chegaram ao Brasil em setembro a bordo do navio mercante MV Minervagracht. Ontem (28) a Saab, fabricante dos caças, publicou um vídeo mostrando a preparação dos aviões quando ainda estavam em Navegantes (SC). De lá, seguiram em voo para as instalações da Embraer, onde passam por testes e certificações.

Ao todo a FAB já recebeu cinco Gripens. O 4100, que chegou ao país em 2020, é uma aeronave de pré-série usada na campanha de certificações do modelo, trabalho realizado em Gavião Peixoto por pessoal brasileiro e sueco. Os outros quatro aviões (4101 a 4104) chegaram em pares em abril e setembro deste ano. As aeronaves devem começar as operações em dezembro.

 

Com informações do Portal Aeroflap