A pandemia e a crise internacional deixaram várias consequências para a economia brasileira no ano de 2022. Mas, diferente desse cenário geral, o setor de shoppings centers se manteve aquecido, garantindo uma rentabilidade de 159,2 bilhões no faturamento para a economia brasileira, segundo Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Neste período, as vendas também demonstraram  um salto positivo, de 18% em 2021 para 27,1% em 2022.  Os dados já demonstram um número acima do período pré-pandêmico,  segundo a Abrasce.

Para 2023, a expectativa é que o setor supere ainda mais as vendas. Um dos shoppings do Estado de Goiás que prevê crescimento positivo é o Shopping Estação Goiânia, situado na região central da capital, Goiânia. A analista de marketing do Shopping Estação, Bruna Ferreira,  explica que o centro de compras tem apresentado um crescimento positivo, durante os últimos anos, quando está implantando seu reposicionamento de marca, o que deve se repetir neste novo ano. “Estimamos uma expansão de vendas de 15% para 2023. Nós tivemos um crescimento expressivo nos últimos anos, garantindo um aumento de vendas de 30% em 2022, em comparação com 2021”, relata.

Com 15 anos de atividade em Goiânia, o Shopping Estação Goiânia, localizado na  Avenida Goiás, nas proximidades da rodoviária da cidade, busca com o reposicionamento, ampliar sua rede de serviços e fortalecer sua vocação de ser um power center, um polo de soluções diversas de consumo, conveniência, lazer e negócios.

O shopping já possui 75 lojas em atividade. Dentre elas, a única unidade da rede de construção Leroy Merlin da cidade, uma unidade da Faculdade Estácio de Sá e da rede nacional  de academia BlueFit. Para 2023, o centro de compras, que conta com uma Área Bruta Locável de  51.845,21 m², já confirmou a chegada da Petz, maior rede de pet shops do Brasil, ainda no primeiro semestre. Bruna Ferreira, avalia que a chegada dessa loja e de outras que virão ampliarão a rentabilidade do shopping para o próximo ano.

Durante o ano de 2022 já foram entregues algumas etapas que irão contribuir para alcançar o objetivo de transformar o Shopping Estação Goiânia em um power center. O shopping já recebeu a revitalização de seu novo estacionamento, que conta com sistema de gestão inovador, com uma central de monitoramento remoto que proporciona  mais  segurança e agilidade no atendimento aos usuários.

Outro importante equipamento já instalado, em março de 2022, foi o Atacadão Costa. A unidade, que tem mais de 7 mil m², é a 11ª da rede goiana de atacadista e se configura como uma opção de compras para quem mora, trabalha ou passa pelo cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Leste Oeste,  região norte da capital.

As obras de revitalização e reposicionamento continuam no local, que vai contar com estruturas comerciais inovadoras para abrigar as novas operações. As próximas etapas de obras envolvem os projetos de mercato, laje do primeiro piso e revitalização das fachadas.  “O modelo mercato é similar aos mercadões abertos, com oferta de opções gastronômicas e artesanais para a população”, explica a analista de marketing, Bruna Ferreira