China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Filipinas e outros países orientais comemoram o Ano-Novo de acordo com o calendário lunar neste domingo 22. Este será o ano 4721, ano do coelho, que é um símbolo da paz, do intelecto e de cautela. As comemorações, nestes países chegam a durar sete dias.
O calendário chinês tem a Lua como parâmetro — há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua. O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias. Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.
Os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).
Leave A Comment