Um processo doloroso e cruel interfere no equilíbrio e no desenvolvimento natural dos animais: maus tratos ou simplesmente a  captura para cativeiro mantidos por humanos. A prática faz com que  muitos  percam as habilidades que antes permitiam a eles estar na companhia de seus iguais de forma livre e saudável.
O resgate de cerca de  455 animais silvestres, em residências e estabelecimentos comerciais da capital foi prommovido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), órgão da administração municipal, após denúncias da comunidade. Muitos desses seres foram capturados nas diversas Áreas de Preservação Permanente (APP) presentes em Goiânia. A cidade contabiliza mais de 60 parques.
“Nossos parques abrigam inúmeros animais, e eles podem sair desses locais e se aproximar das residências, principalmente se alguém alimentá-los, o que é proibido, pois altera o seu balanceamento. Eles possuem comida própria nas unidades de conservação”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
“Ao ligar na Amma, damos esse direcionamento, após triagem técnica, quando a situação não é passível de resgate”, explica a gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Isabela Saddi. Na maioria dos casos, o animal sairá do local por conta própria, sem apresentar risco para si mesmo ou para o ser humano.
Segundo Isabela Saddi, o tipo de resgate varia conforme a época. “Em tempos de chuva, os mais comuns são os das espécies de gambá, sagui, maritaca, periquito e aves no geral. Além disso, é comum encontrar na capital macacos prego e guariba. Esses dois aparecem próximos a residências, principalmente nos períodos de estiagem. Não alimentá-los é importante para evitar que criem o hábito de permanecer naquele local, pelo fato de não necessitar caçar o próprio alimento e possuir espaço para dormir”, explica.
Além da Amma, que atende pelo telefone 161 ou (62) 3524-1422, o resgate de animais também é realizado pelo Corpo de Bombeiros, pelo número 193, nos casos em que os bichos estejam em local alto, sendo  exigida instrumentação específica para resgate.