O ponta pé para início das obras de construção do do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA) acontece nesta segunda-feira (13/2), às 9h30. Com investimento de R$ 427,7 milhões de recursos do Tesouro Estadual, o novo hospital terá área total construída 44,7 mil metros quadrados e será erguido próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153, em Goiânia.

Após tratativas com a União, o governador Ronaldo Caiado garantiu a cessão gratuita do terreno para a construção. A regularização do terreno destinado à obra encerra um entrave de ordem burocrática. O local, que antes pertencia à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passou para o domínio da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia.

A unidade terá 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos. O CORA possuirá recepção, ambulatório, laboratório, setor de exames por imagem, centro de infusão quimioterápico, enfermaria, UTI adulto e pediátrico, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, enfermaria, gerador de energia, farmácia, almoxarifado e serviços de apoio.

Na primeira etapa de funcionamento, o Governo de Goiás ofertará tratamento oncológico especializado às crianças e adolescentes. Na segunda fase, ampliará o tratamento especializado a adultos, além de oferecer serviços e exames de prevenção para identificar, monitorar e tratar precocemente a ocorrência da doença.

O nome do hospital, em homenagem à sensibilidade e humanismo da poetisa goiana Cora Coralina se soma à proposta de oferecer tratamento humanizado, moderno e de ponta aos pacientes.