O Complexo Hospitalar Oncológico, em Goiânia (Cora), seguirá modelo construtivo e arquitetônico de um dos maiores centros de atendimento a pacientes com câncer no Brasil: o Hospital de Amor, localizado em Barretos (SP). O Governo de Goiás assinou, nesta segunda-feira,13, ordem de serviço para o início da obras. A unidade será edificada em área situada na BR-153, próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa). Por iniciativa do município, Estado é isento de pagar Taxa de Aprovação de Desmembramento. Com investimento de R$ 427,7 milhões, unidade terá área construída de 44,7 mil metros quadrados, e contará com 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos e serrá executado em parceria com a unidade paulista de Barretos.
A previsão do Estado é de concluir a obra em 18 a 20 meses e ao lançar as obras, Caiado relatou as dificuldades burocráticas que enfrentou para cumprir todos os procedimentos necessários para dar início ao projeto. Parabenizou o prefeito de Goiânia pela celeridade com que providenciou a autorização para utilização do solo do terreno. “Rogério Cruz me entregou tudo em tempo recorde, e devo dizer que nunca vi isso em lugar nenhum do País”, pontua. Ele lembra que a Câmara de Vereadores, por sua vez, também votou “em menos de 24 horas”, o projeto de lei nº 159/2022 que isentou o Estado de Goiás do pagamento da Taxa de Aprovação de Desmembramento da área destinada à construção.
O novo hospital irá consolidar a rede estadual de tratamento oncológico, iniciada com a implantação de uma ala no Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu. A unidade conta com 36 leitos de internação, capacidade para realização de cirurgias e 22 poltronas para a realização de até 750 sessões de quimioterapia e 65 cirurgias mensalmente. Também está em fase de implantação a unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), que contará com estrutura moderna em uma área de 644 m², e terá um total de 32 leitos, sendo seis exclusivos para transplante de medula óssea.
Leave A Comment