O prefeito Rogério Cruz autorizou o início do cadastramento para a regularização fundiária, de forma gratuita, a 1.160 famílias que esperam pelo benefício há mais de 35 anos, no Parque Anhanguera II. O evento  que lotou as dependências e pátio da capela Nossa Senhora Virgem dos Pobres aconteceu na noite dessa segunda-feira, (13/02) ,com as presenças do vereador, Juarez Lopes, do presidente da Agehab, Pedro Sales e do secretário de Regularização Fundiária de Goiânia, Carlin Café, autoridades religiosas e lideranças da região. “A espera dos moradores do Parque Anhanguera II pela regularização de suas moradia está chegando ao fim”, declarou o chefe do executivo municipal.

“Está chegando ao fim uma espera de 35 anos para o Parque Anhanguera. Obrigado secretário Carlin Café por sonhar esse sonho junto conosco”. Por meio de nosso termo de cooperação, vamos fazer história em Goiânia, sem vaidade,  sem olhar a quem e sem jamais permitir que se cobre m centavo de quem quer que seja,” declarou Pedro Sales que se referiu ao  termo de cooperação técnica, entre Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia,  que viabilizará a escrituração de 16 mil imóveis. O acordo vai agilizar a troca de informações entre os entes e desburocratizar os processos de regularização fundiária em andamento.

O trabalho de regularização de imóveis continua na cidade, com a expectativa, segundo o secretário Carlin Café, de entregar pelo menos 80% dos 40 mil imóveis que precisam ser regularizados na capital. “Um compromisso e também determinação do prefeito Rogério Cruz, que avança com esse trabalho em todas as regiões da cidade, e já beneficiou milhares de famílias goianienses com a escritura de suas casas”, afirmou. Segundo ele, o cadastramento das famílias, titulares ou herdeiros começará nesta terça-feira e será feito de forma ininterrupta.

O vereador Juarez Lopes, morador no bairro, destacou a luta e empenho para a regularização da moradia e alertou moradores para pessoas quee agindo de má fé, procuram as famílias oferecendo o serviço de escrituração de forma paga:   ” A regularização, é gratuita para todos e qualquer dúvida  pode ser sanada comigo mesmo que tenho atendimento aqui no Anhanguera II,”  alertou ele orientando as famílias a denunciarem atos de cobrança. Juarez exibiu aos presente a autorização do prefeito Rogério Cruz para incluir o bairro no programa e asfaltamento  ainda este ano.

O Parque Anhanguera II nasceu da  mobilização de pessoas sem moradia. Enquanto a primeira parte do bairro já estava aprovada, a que recebeu maior população foi a segunda que, hoje, tem o dobro de moradores e é  fruto de uma ocupação  na gestão do então governador  Henrique Santillo, As ruas estreitas, irregulares, sinuosas são consequências do grande número de famílias assentadas. Foi ocupando parte das vias que foi possível dar um lote a cada uma das mais de mil famílias que ocuparam a área. No Parque Anhanguera está localizado o Centro de Treinamento Edmo Pinheiro que é pertencente ao Goiás Esporte Clube, onde treinam os jogadores profissionais e os atletas das categorias de base.