No Carnaval, há um histórico aumento na incidência de acidentes de trânsito, contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e casos de violência contra a mulher. Para contrapor a mensagem de que no feriado é permitido extravasar sem limites para aproveitar a folia,
está no ar a campanha de conscientização “Você não precisa ser santo pra fazer o que é certo”.
Veiculada durante o Carnaval, a ideia é orientar a população com o objetivo de evitar acidentes, promover a saúde e reduzir crimes contra a mulher por meio de uma mensagem bem-humorada, que utiliza de personagens símbolos dos conceitos de bem e mal, certo e errado para apresentar e defender o mote da campanha.
As variações da campanha trazem, de forma educativa, atitudes corretas como não dirigir ao beber, usar camisinha e aceitar que “não é não”.
As peças serão exibidas nas redes sociais, outdoor em estradas, além de redes sociais e emissoras de rádio e televisão. A iniciativa envolve o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) e secretarias de Estado de Saúde, Segurança Pública e Comunicação.
A campanha do governo do Estado aposta em uma linguagem lúdica para alcançar o público. Para chamar a atenção do folião, as personagens invertem os papéis na hora de passar a mensagem: um diabinho aconselha sobre respeito às leis de trânsito, o uso de preservativo e a não violência contra a mulher. Desta forma, a campanha não apenas quebra a expectativa, mas reafirma que o folião pode curtir todos os momentos do Carnaval de forma responsável, sem perder a folia.
Leave A Comment