O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), realizou pesquisa de preço de 38 produtos de higiene pessoal e limpeza, em 11 supermercados da capital, entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

O levantamento encontrou variação de até 423% no preço do alvejante sem cloro 2 litros, entre R$ 3,25 e R$ 17,00. O creme dental de 70 gramas alcançou variação de 115,24%, podendo ser encontrado de R$ 2,69 a R$ 5,79.

Na parte de higiene pessoal, o absorvente feminino com oito unidades registrou variação de 14,07%, de R$ 7,89 a R$ 9,00. Já o condicionador de 200 ml teve variação de 26%, de R$ 22,85 a R$ 28,79.

O consumidor que optar por realizar a compra pelo menor preço terá despesa de R$ 76,08. Já se efetuar suas compras e se deparar sempre com o maior preço, despesa será de R$ 93,12. Sendo assim, utilizando a pesquisa do Procon Goiânia como base para suas compras, o consumidor poderá economizar R$ 17,04 apenas nesses cinco itens, o que gerará economia significativa ao final de toda a lista.

Os produtos que tiveram variações entre o menor preço foram: absorvente 8 unidades (14,07%), álcool em gel 500 ml (15,58%), sabão em barra 1kg (22,32%), shampoo 200 ml (27,80%) e condicionador 200 ml (26%). Já as cinco maiores variações estão entre 423,08 e 115,24%, classificadas como diferenças consideráveis para quem for às compras.

Levando em consideração o menor preço praticado em fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a pesquisa aponta que alguns produtos apresentaram queda no preço e outros registraram aumento. A água sanitária 2 litros (Qboa) teve redução de 11,59% em comparação com 2022. Já o álcool em gel 500 ml (asseptgel) teve aumento de 50,38% em comparação com 2022.

Antes de ir às compras, o Procon Goiânia recomenda que o consumidor escreva lista constando todos os itens de que realmente necessita, o que fará com que não se esqueça de nenhum. O Procon orienta, também, que o consumidor realize comparação de preços usando jornais, sites, encartes publicitários, dentre outros.

As variações de preços constatadas, esclarece o Procon Goiânia, referem-se ao período em que foi realizada a coleta, e os preços atuais podem ser diferentes, estando sujeitos à alterações,conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes.

O presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, explica que pesquisar é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos, e ressalta que marcas conhecidas nem sempre são sinônimos de melhor qualidade.