A Câmara de Goiânia aprovou projeto  que cria  a Medalha Iris Rezende Machado no município de Goiânia. De acordo com a proposta a medalha será conferida àqueles que se destacarem em qualquer área de atuação, em prol dos goianienses. Anualmente, serão outorgadas 70 medalhas, em sessão solene a ser realizada no dia 9 de novembro, data de falecimento do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado.

Segundo Anderson Sales, autor da idéia, a medalha eterniza o legado e memória de Iris. “A biografia de Iris se confunde com a história da nossa capital e do nosso estado. Iris é dono de um legal irretocável! Pensando nisso, criamos a Medalha Iris Rezende, que busca homenagear todos aqueles que se destacarem em prol da nossa cidade e população, assim como nosso eterno tocador de obras fez por mais de 60 anos. Iris merece todo o nosso respeito e admiração”, explica o vereador.

Iris Rezende morreu aos 87 anos, em 9 de novembro de 2021. O político foi internado no dia 6 de agosto daquele ano, após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. O tratamento estava sendo realizado desde o dia 31 de agosto no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás e era formado em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iris começou a carreira política com apenas 25 anos, no ano de 1959, quando foi eleito vereador, porém encerrou sua carreira política no final de 2020, em dezembro, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia.