No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica e daí para cá, a chamada Sétima Arte  nunca deixou de exercer seu fascínio. Mesmo assim é possível verificar a ausência de salas de exibição em muitas cidades Brasil afora onde filmes  e espetáculos só chegam raramente.

Razão, por exemplo do projeto Cine Goiás Itinerante que estará em Novo Gama na próxima semana, entre os dias 21 e 24 de março,município, que fica a 181 km de Goiânia, para sessões gratuitas de cinema no auditório da Câmara Municipal, nos períodos matutino, das 08h às 11h, e vespertino, das 13h às 16h.

A iniciativa leva entretenimento por meio do cinema, principalmente para a população mais vulnerável e alunos das redes municipal e estadual de ensino. Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.

A próxima cidade a receber o projeto será Piracanjuba, no auditório da Câmara de vereadores, de 27 e 31 de março. Gestores municipais que tenham interesse em realizar a exibição de filmes em suas cidades devem enviar ofício para o e-mail cineculturaitinerante@gmail.com.