Março é o mês do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia reforça a mobilização sobre o tema por toda a cidade. A pasta está capacitando profissionais, alertando e conscientizando a sociedade, ampliando a identificação de pessoas com sintomas, principalmente com tosse há mais de três semanas, e desconstruindo preconceitos sobre a doença, que é prevenível e tem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades são promovidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde e incluem, ao longo de todo o mês, ações educativas com foco no diagnóstico precoce e no acesso ao tratamento com palestras e distribuição de folders e cartazes informativos na rede da Secretaria e a intensificação da busca por sintomáticos respiratórios. Dois “Dias D” também serão realizados: Em 23 de março no Corpo da Guarda do Complexo Prisional e no dia 24 simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas de Pronto Atendimento (UPAS’s Flamboyant, Brasicon e Buriti Sereno) e nos Cais Colina Azul e Nova Era.
Nesta quinta-feira, 23, durante o período matutino, a partir das 9h, uma equipe da saude estará no Corpo da Guarda do Complexo Prisional prestando orientações e tirando dúvidas quanto à forma de contágio e tratamento da doença, além de capacitar os profissionais locais sobre o acolhimento aos pacientes e a importância do diagnóstico em tempo oportuno. Já no dia 24, nas salas de espera das UBS’s, UPAS’s e CAIS da cidade, nosso pessoal entregará material educativo para a população e explicará os fluxos para atendimento aos casos suspeitos e confirmados de tuberculose em Aparecida.
Os profissionais das unidades da Saúde alertam a população quanto aos sinais e sintomas de alerta: tosse, febre baixa (geralmente à tarde), falta de ar, perda de peso, cansaço excessivo, prostração, suor noturno, falta de apetite e rouquidão. “Qualquer morador de Aparecida, durante o ano todo, que tiver esses sintomas ou que teve contato com uma pessoa infectada deve procurar a unidade de saúde mais próxima (UBS, UPA ou Cais) para ser avaliado e receber orientações”, informa a coordenadora Kátia Sena.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) transmitida de um doente com tuberculose pulmonar por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro, com maior risco de propagação em ambientes fechados, escuros e pouco ventilados.
De acordo com a SMS, a tuberculose pode ser prevenida em crianças com a vacina BCG ofertada gratuitamente pelo SUS e que deve ser aplicada ao nascer, ou, no máximo, até os 4 anos de idade. O imunizante protege os pequeninos contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. A pasta destaca que, para todas as idades, a prevenção consiste em evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, não utilizar objetos de pessoas contaminadas e manter as janelas e portas abertas para a circulação de ar.