O governo federal não divulgou uma data específica para  começar  imunização contra a gripe influenza embora a expectztiva é a de que ocorra em abril. A aplicação costuma ser por fases, sendo os mais vulneráveis primeiro. Ainda não foram divulgados calendários das cidades. As prefeituras seguem o cronograma federal, mas podem adiantar etapas caso o processo seja mais rápido que o esperado.

Em Goiânia, o  Grupo Mauá, que congrega a Toctao Soluções de Engenharia e outras cinco empresas, realiza nesta quarta-feira, 22 de março, a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe comum, de todos os seus colaboradores, tanto da área administrativa, quanto dos canteiros de obra.

A ação ocorrerá com apoio do Sesi Goiás, na sede da empresa em Goiânia e também nos canteiros de obras: o Condomínio Horizontal Plateau D’or, na região leste de Goiânia; o Residencial Europark, no Setor Parque Lozandes; e na obra do Jardim Goiás Mall, no bairro Jardim Goiás. A expectativa é vacinar mais de 150 trabalhadores, entre funcionários das obras e departamentos administrativos.

A vacina será oferecida gratuitamente e a empresa pede que cada colaborador leve seu cartão de vacinação para o registro da dose. O Grupo Mauá antecipa sua campanha interna de vacinação já para este início do outono, com o objetivo de evitar o adoecimento dos trabalhadores, justamente neste período quando as doenças respiratórias, como a gripe, são mais frequentes.

A vacina Tetravalente imuniza contra quatro tipos de cepas do vírus Influenza, causador da gripe. O imunizante é indicado para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida, especialmente para os grupos considerados de risco a desenvolverem infecções respiratórias graves. Quem tomou o ano passado pode e deve tomar novamente uma nova doce. A vacina é contraindicada para pessoas que tenham alergia a algum dos componentes.