A comemoração do Dia Nacional do Circo, celebrada em 27 de março, vai ser antecipada para sábo,25, na escola em Artes Basileu França quando alunos do curso Técnico em Artes Circenses sobem ao palco  a partir das 19h, para apresentar o espetáculo “Contagem”. Serão demonstradas técnicas de acrobacia, tecido acrobático, lira, números de equilíbrios e outras modalidades para contar a história de uma trupe.

Na sequência, o Corpo Circense da escola apresenta mais uma edição do Varieté Multicultural, repleto de malabares, força capilar, contorção, monociclo e equilibrismo. A entrada para assistir ao espetáculo é gratuita. Segundo o coordenador da área, Marcelo Marques, a arte circense é importante para a sociedade. “É uma arte tão milenar que existe desde a Idade Média e que permanece até hoje, ultrapassa gerações e se moderniza. Vamos apresentar algo que encanta as crianças e que nos envolve de várias formas. Iremos celebrar essa data em grande estilo, dentro do Teatro Basileu França”, completa.

O Dia do Circo é uma data celebrada no Brasil como forma de homenagear a arte circense, estabelecida aqui no século XIX. A data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.

“Antigamente, quando a televisão não era o principal meio de informação, as novidades chegavam nas cidades através do circo. Era o circo que ia para os lugares mais afastados. Comemorar o Dia do Circo dentro do teatro é mostrar a união daquele conhecimento antigo com o circo que é feito hoje”, finaliza Marcelo Marques.