O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) receberá, nesta sexta-feira, durante o período matutino, as éguas Luziânia e Mara Rosa, da Polícia Militar de Goiás, para mais uma sessão de Terapia Assistida por Animais.
Crianças da pediatria e adultos em cuidados paliativos participarão de dinâmicas lúdicas, que têm por objetivo principal melhorar a experiência do paciente. Para tanto, a equipe multiprofissional da unidade, que tem gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, foi treinada e recebe apoio de voluntários da Ativida Equoterapia.
As crianças brincam com os cavalos e, quando sentem vontade, montam e aproveitam a andadura deles para movimentar o corpo, fazer exercícios com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de relaxar, alongar e, do alto, compartilhar sentimentos e emoções. A terapia assistida por cavalos também auxilia os adultos em cuidados paliativos a sair da rotina, resgatar memórias, e sentir bem-estar.
A terapia assistida por equinos é estudada em todo o mundo. Como animal de fuga, até para se proteger, o cavalo faz uma leitura não-verbal muito rápida de quem se aproxima dele. Sabe muito bem que os homens são caçadores (olhos na frente do rosto, “garras”…), mas diferencia claramente o comportamento de caçador para o de alguém que está disposto ao convívio harmônico.
Leave A Comment