Começou no último dia 15 e vai até o dia 31 de maio, o prazo para realização e entrega da Declaração do Imposto de Renda 2023. Ao todo, 38,5 milhões de contribuintes, sendo 27 milhões de trabalhadores informais ou microempreendedores, devem acertar suas contas com a Receita Federal. Para esta maioria, estar em dia com o leão pode ser um grande aliado na hora de comprar a casa própria.
“Ao declarar, de forma coerente, os ganhos e bens, o trabalhador autônomo ou profissional liberal pode favorecer a aprovação do seu crédito imobiliário junto às instituições financeiras, uma vez que o documento comprova qual é a capacidade de pagamento mensal do credor. E é com base nessas informações que o banco determina o limite do crédito, tanto para o contratante quanto para o contratado”, explica Leandro Gonzaga, gerente comercial da MRV em Goiás e que comercializa imóveis por meio de várias modalidades de financiamento .
Ele esclarece que para solicitar o financiamento, basta anexar a sua declaração do IR do ano base a outros documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço, extrato de FGTS, comprovante de estado civil e outros comprovantes de renda que o solicitante tiver. “Além dessa documentação, o comprador do imóvel precisa ter idade acima de 18 anos, não possuir restrições cadastrais e não possuir o nome negativado em serviços de proteção ao crédito (SPC Serasa) no momento em que o banco for fazer a avaliação para o financiamento”, acrescenta o gerente comercial.
Ele ainda dá algumas dicas a quem tem renda variável, para que o processo de compra do imóvel seja bem sucedido. “Se o cliente quer que dê tudo certo, ele precisa manter uma boa saúde financeira, possuir movimentação bancária estável no período de declaração de imposto de renda, formalizar essa renda e buscar, no período de aquisição de imóvel, não comprometer tanto a renda. Além disso, também é importante fazer os trâmites com profissionais bem qualificados para ajudar nesse processo de compra”, orienta.
Roberto Gurgel comprou, neste mês de março, sua primeira casa usando a declaração de Imposto de Renda como comprovação para obter o financiamento. Para ele, que é motorista autônomo, a possibilidade de adquirir um imóvel apresentando o IR na avaliação foi imprescindível. “Desde 2000 trabalho como motorista autônomo, mas recentemente comecei a declarar o imposto de renda. Com a ajuda da equipe da MRV, entendi a importância e necessidade do IR, então corri atrás para fazer minha declaração e utilizá-la como comprovação de renda para adquirir meu imóvel”, comenta o cliente.
Além da declaração de IR, há outros clientes autônomos que utilizaram outras formas de comprovação de renda. Como Ângela Maria Martins, que trabalha como técnica de enfermagem domiciliar e também comprou seu primeiro imóvel comprovando sua renda informal em 2021. Para ela, que não tinha carteira assinada, o método foi muito eficiente, pois a ajudou a realizar o sonho da casa própria. “Para quem não tem carteira assinada, o uso da comprovação de renda informal é excelente. Solicitei, para a empresa onde presto serviço, uma declaração afirmando que eu trabalhava com serviços de enfermagem para eles, e isso me ajudou na aprovação do financiamento. Vi que foi até mais vantajoso comparado com outro método de compra”, afirma. “Quando descobri essa possibilidade, fiquei feliz. Pois, na minha visão, eu não conseguiria comprar minha casa própria tão cedo, era algo longe da minha realidade”, completa Angela.
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