O  publicitário e ativista Adriano Ferreto é o novo superintendente LGBTQIA+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA). O anúncio atende expectativas desta  comunidade, que pediu um nome identificado com a causa para assumir a função.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na noite desta terça-feira (11/04). Adriano Ferreto foi o primeiro assessor especial de Diversidade Sexual da Prefeitura de Goiânia, nomeado em 2013, com trabalho reconhecido por organismos internacionais. Entre as ações desenvolvidas à época, estão o maior programa de capacitação de servidores para as questões da diversidade na capital.

Foi também durante a gestão de Adriano que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) se tornou a primeira agência de segurança do Brasil a incluir em seus boletins a opção de homofobia, lesbofobia e transfobia no campo de “motivo do crime”. Os agentes também passaram a receber módulos de treinamento em direitos humanos dentro do programa de formação continuada.

Atualmente, Adriano está à frente do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, onde executa  o Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores. A iniciativa movimenta a cena cultural e oportuniza a artistas do segmento condições de trabalho e acesso a políticas culturais do município.

A escolha por Adriano Ferreto ocorre após a gestão municipal recuar, nesta terça-feira (11/04), da nomeação do ex-presidente do Grêmio Estudantil Marco Antônio Dias Batista, do Lyceu de Goiânia, Guilherme Silva, para o cargo. Lideranças LGBTQIA+ levantaram questionamentos que inviabilizaram a escolha.