No Brasil, somente 14 a cada mil habitantes são doadores de sangue. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde Esses números colocam o País abaixo da média recomendada pela OMS. Já o Ministério da Saúde contabiliza que apenas 1,4% da população brasileira é doadora de sangue no País.

É por isso que frequentemente os estoques de sangue estão baixos nos hospitais, o que não é diferente em Goiás. Com o objetivo de auxiliar no  estoque do Hemocentro de Goiás, o Shopping Estação Goiânia recebe entre os dias 19 e 20 de abril,  a unidade móvel do Hemocentro Goiás, durante o período de 8h às 16h.

Quem irá fazer a doação serão, em sua maioria, os estudantes universitários do Centro Universitário Estácio de Goiás, que tem uma unidade no shopping. Serão 150 participantes por dia e, diante do grande comprometimento, foram necessários dois dos eventos, conforme explica a organizadora da campanha.

“Dividimos a feira em dois dias para que os alunos do Centro Universitário Estácio de Goiáspudessem participar. Os alunos abraçaram a doação e convidaram seus familiares para doarem também”, disse a  mestre em  Medicina Tropical e Saúde Pública e organizadora do evento do  Centro Universitário Estácio de Sá, Dayane Villar.

Ela conta que esta será a terceira vez que o Centro Universitário Estácio de Sá  realiza a campanha. “Nosso objetivo é  contribuir para que o estoque do Hemocentro seja sempre abastecido e distribuído para toda  a rede de doação de sangue nos hospitais de  Goiás.”