É goiano o campeão do 33º Festival Internacional de Balonismo., competição realizada em Torres, Rio Grande do Sul. Filipe Tostes é  de Alto Paraíso, Goiás e foi campeão duas vezes na campeão em Torres, a primeira  em 2014. O evento realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio,  já se tornou uma tradição na cidade e atrai visitantes de todo o mundo.

O balonismo é um desporto aeronáutico praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo. No Brasil, o esporte começou a popularizar-se a partir dos anos 90. No Brasil, o esporte começou a popularizar-se a partir dos anos 90.

O objetivo das provas é atingir alvos previamente definidos, de acordo com as tarefas determinadas pela organização do campeonato. Antes das provas há um encontro de pilotos e organizadores que se chama Briefing, e nessa reunião são apresentadas as tarefas da prova do dia, pois em um mesmo voo podem acontecer várias tarefas.

Nessas provas os pilotos devem demonstrar todo o conhecimento e perícia, para executarem as provas. Os pilotos necessitam de muita habilidade pois o balão não tem controle de direção então devem procurar camadas de ar em altitudes diferentes para leva-los até a direção de seus alvos. Isso exige bastante conhecimento de meteorologia e condições favoráveis de tempo como: Visibilidade maior que 3 km; ventos de superfície calos até 15 km/h e ausência de chuva ou neblina.