Aparecida de Goiânia terá nesta quinta-feira, 11, às 8h, na Avenida Independência, no Setor Serra Dourada o desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade que completa 101 anos de fundação.
Arquibancadas foram montadas em frente ao Aparecida Shopping para  o desfile de agentes da Guarda Civil Municipal, de militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, além de bandas marciais, escolas e outros grupos. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas prestigiem a programação.
Antes do desfile, o aniversário de Aparecida será comemorado com um bolo de 101 metros de extensão, que é tradicionalmente servido à população.
O “Aparecida é Show” deste ano terá mais uma novidade: Nos dias 11,12 e 13 de maio, das 8h às 17h, será realizado o Cufa em Ação, um mutirão de atendimentos gratuitos na área da saúde, beleza, cultura, assistência social e jurídica, na Cidade Administrativa Maguito Vilela.
Nas áreas de beleza e saúde os visitantes poderão aproveitar de cuidados com manicure, maquiagem, corte de cabelo, escova, limpeza de pele e oficina de tranças; consulta com oftalmologista, exame do colo do útero, aferição de pressão e teste de glicemia.
Já nas áreas de assistência social, lazer e esporte, haverá Cadastro Único, emissão de Carteira do Idoso e PCD, Tarifa Social de Energia, encaminhamento para o mercado de trabalho e serviços Senac. Nas áreas do esporte e Lazer haverá disputas de games, espaço Decathlon, parque de diversões, pipoca e algodão doce.
A história de Aparecida começou em 11 de maio de 1922. Naquela data, famílias de precursores da cidade rezaram uma missa campal onde foi construída, depois, a capela da padroeira do arraial – atualmente Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.
Entre os vários colaboradores neste momento inicial estão Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva, Benedito Batista de Toledo e outros.
Em 26 de dezembro de 1958, foi criado o Distrito de Goialândia, reconhecendo esta então pequena comunidade através da Lei n° 1.406. E em 14 de novembro de 1963, através do projeto de Lei nº 784/63, a Assembleia Legislativa de Goiás sancionou a Lei nº 4.927, criando, assim, o município de Aparecida de Goiânia.