A produção têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Gastos com água e utilização de produtos químicos para lavar as peças, entram na conta dos prejuízos causados ao meio ambiente e a  reutilização das roupas pode ser um caminho para prolongar o uso dos produtos.

A moda consciente é uma tendência crescente: brechós, slow fashion, produção local, materiais menos agressivos ao meio ambiente — tudo é válido quando se fala em consumo consciente de roupas. Há, neste âmbito, uma discussão ética em torno do consumo de roupas novas devido ao alto número de lojas e marcas envolvidas com trabalho análogo a escravidão ou de mão de obra barata.

Com o objetivo de incentivar a sustentabilidade e o empreendedorismo, o Encontro de Brechós Cabide Rosa chega com mais uma edição no Cepal do Jardim América em ação conjunta com o Festival Mundo Verde Gyn, neste sábado,15, das 10h às 18h, com entrada gratuita, e opções para compra  de roupas, calçados e acessórios, que serão vendidos por valores acessíveis. Já o Festival Mundo Verde Gyn, promete uma infinidade de plantas, vasos, acessórios e insumos.

A praça de alimentação com gastronomia variada também será destaque para os eventos. O evento serve como uma oportunidade financeira para mulheres que buscam uma nova forma de terem uma renda extra e têm no evento uma chance de expandir seus negócios, além de incentivar o comércio local, gerar renda para as mulheres e promover a sustentabilidade e a moda circular. O projeto que nasceu em 2015 como uma página virtual, vem registrando sucesso em  evento presencial.