Exposição inédita e com caráter histórico reúne seis décadas de trabalhos de Siron Franco, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Com telas cedidas por colecionadores, “Pensamento Insubordinado” expõe desde as primeiras telas, passando pelas preocupações políticas, sociais e ambientais do artista plástico, com obras mais conhecidas e explorando sua trajetória entre o período de 1961 até 2023. A curadoria é de Angel Calvo Ulloa.
Na galeria recém-inaugurada, o público poderá passear por uma série de episódios organizados cronologicamente e que demarcam um amplo conjunto de obras e documentos de Siron. Por meio de textos específicos, são apresentados os capítulos “Na era das máquinas”, “As fábulas de horror”, “À sua imagem e semelhança”, “Guernica 1964”, “Regresso ao Bairro Popular”, entre outros.
Uma área documental abriga uma breve seleção de intervenções do artista no espaço público e ações performativas, fazendo uma ligação entre as várias linguagens exploradas por ele ao longo da carreira. Os visitantes ainda podem conferir um grande esqueleto de madeira, que carrega uma vasta seleção de obras mais recentes do artística plástico.
A visitação ao MAC Goiás é gratuita. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado e domingo, das 14h às 19h. “Pensamento Insubordinado” segue em exposição até o dia 5 de agosto.
Leave A Comment