Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, a expectativa de vida no Brasil atingiu 76,6 anos, mas a média da população dos estados mais pobres chega a ser 8,5 anos a menos do que nas regiões mais ricas. Esse abismo pode ser ainda maior no interior de uma mesma cidade  mas a  questão do envelhecimento como demanda de melhora de qualidade do acesso e criação de serviços específicos já está posta há décadas, só que ninguém quer ouvir”, resume Karla Giacomin, médica geriatra e presidente da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência, criada no contexto da pandemia.

E para ver como são tratados os idosos abrigados em instituições na capital, o vereador Paulo Magalhães, presidente da Comissão de Direitos dos Idosos na Câmara Municipal de Goiânia, inicia neste segunda-feira,29, blitze  com o objetivo de averiguar as ILPIs(Instituições de Longa Permanência de Idosos), Centro Dias, e entidades públicas e privadas que recebem pessoas idosas, com a intenção de moradia permanente e temporária.

“A proposta é visitar e  surpreender estas instituições, acompanhados, que estaremos,  de uma rede de proteção contra a violência ao idoso,  entre as quais citamos a Delegacia de Atendimento ao Idoso, Defensoria Pública do Estado, OAB – Sênior, SEDHS,
Conselho Municipal dos Idosos, MP, Vigilância Sanitária”, destaca o vereador. Entre os anos de 2016, 2017 e 2018, a Comissão de Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Goiânia, realizou várias blitze do idoso, o que resultou em notificações, multas e recomendações
de melhorias para as instituições visitadas. O trabalho foi interrompido e só retornado no momento que o vereador assume a presidência da comissão no legislativo goianiense.

A primeira ação deste ano, sairá da Câmara Municipal de Goiânia, às 14h30. Uma blitz  é programada com bastante antecedência, através de várias reuniões. O local que será visitado só é divulgado no dia e horário de saída, justamente para que não haja ações capazes de mascarar a realidade dos abrigos.

Segundo informações da assessoria do vereador estão confirmadas as seguintes presenças: Pedro Guilherme, Vigilância Sanitária;
Irmã Waldeci Maria, Presidente do Conselho Municipal do Idoso; Moacir Tomaz, Delegado titular da DEAI – Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso; Ketlyn Chaves e Maria Eduarda da efensoria Pública do Estado; Dra. Edna Mendanha e Dra. Ana Ordalia, Advogadas Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa – CEAS – OAB; Maria Yvelônia, Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social – SEDHS, além dos vereadores  membros da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.