A  Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Goiânia, realiza a manutenção e substituição de todos os pontos de iluminação da Rodovia dos Romeiros, no perímetro urbano de Goiânia. Ao todo, 438 luminárias de vapor de sódio serão trocadas por luminárias em LED.

A ação  tem por objetivo oferecer segurança e conforto aos transeuntes. Segundo a programação, os 14 painéis instalados ao longo da GO-060 – que ilustram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo – ganharão destaque, uma vez que a iluminação em LED oferece melhor qualidade. “Estamos trabalhando em dois turnos, dia e noite. Até agora, já trocamos sessenta pontos. A previsão é que, em 15 dias, todo o perímetro da Via Sacra, no município de Goiânia, esteja totalmente iluminado”, destaca o titular da Seinfra, Denes Pereira.

De acordo com ele, os trabalhos foram iniciados no último sábado (10/06), nas imediações da rotatória da Avenida Castelo Branco, no Bairro Ipiranga e seguirão até a divisa do município de Trindade. Quatro equipes atuam no trecho. “Além das substituições das luminárias, nosso pessoal executa a manutenção da fiação, troca comandos e outros componentes, danificados ao longo do tempo”, disse.

Outros locais beneficiados com a melhoria da iluminação pública são o Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, que recebeu 94 luminárias em LED e a reposição de cabeamentos furtados, e o Setor Jaó, com a instalação de 1.501 pontos, também, em LED e a manutenção dos perímetros urbanos das rodovias que cortam a cidade. Na BR-153, GO-020 e GO-080, a Seinfra realiza a manutenção e reposição de cabeamentos elétricos que, em muitos trechos, foram furtados.

A diretora de Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, Aline Cantuária Gomes, explica que os furtos são um problema recorrente em parques e em grandes avenidas da cidade. “Para prevenir essas ocorrências, temos estudado uma forma de travamento da fiação em cada caixa de passagem, para evitar que sejam danificados ou arrancados. É importante lembrar que qualquer pessoa pode fazer a denúncia por meio do telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana”, diz.