Com quase 40 anos de trajetória no jornalismo, Venceslau Pimentel lança seu primeiro livro, nesta sexta-feira (16/06), às 19h, no Tasca Restaurante e Bar, Jardim Goiás. A obra retrata memórias do tocantinense, como a vida de retirante dos pais, e o cotidiano de uma cidade do interior do Tocantins (antes, Goiás), com seus costumes e tradições.

Uma narrativa de memórias de um adolescente cuja essência encontra-se no mundo e olhos de quem procura decifrar os enigmas do mundo. Um universo em que a imaginação se projeta em suas vivências, numa cidade do interior do Tocantins, na Região do Bico do Papagaio, onde o autor nasceu e foi criado.

Trata-se de um testemunho de fatos reais, registrados em Tocantinópolis, para além da convivência familiar. O autor registra a rotina da cidade, situada nas barrancas do Rio Tocantins. Muitos são os episódios que a história oficial não registrou.

“No livro, que bem poderia ter como subtítulo: ‘Entre o rio e o babaçual’, retrato a vida de retirante dos meus pais, a constituição e criação da família, com um olhar além da porta de casa. O cotidiano de uma cidade do interior do Tocantins (antes, Goiás), com seus costumes e tradições”, ressalta Venceslau Pimentel.

Nascido na cidade de Tocantinópolis, Venceslau Alves Pimentel Filho se mudou para Goiânia em 1978. Ingressou na Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1982, graduando-se em 1986 no curso de Comunicação Social. Desde então, atua como jornalista político, com passagem pelo Jornal Diário da Manhã, O Hoje, Assembleia Legislativa de Goiás e Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia.

Amadureceu a ideia de escrever seu primeiro livro com registro de suas memórias da década de 1970, iniciando seu projeto no ano de 2009, quando se sentiu maduro e preparado para o projeto, maior intento de sua vida e carreira profissional.