O governador Ronaldo Caiado participa, nesta sexta-feira (16/06), às 10h, da inauguração da Ferrovia Norte-Sul (FNS), em Rio Verde, Sudoeste goiano. O evento com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Transportes, Renan Filho e  marca a liberação total da ligação ferroviária que passa por Goiás e possui 2.257 quilômetros entre São Paulo e o Maranhão.

Em entrevistas para rádios goianas, o presidente Lula  afirmou  que o ex-presidente José Sarney (MDB) estará presente na inauguração deste que é o último trecho da ferrovia Norte-Sul, obra iniciada em 1987, durante mandato do emedebista. Segundo Lula empecilhos de licenciamento e licitações levaram ao longo atraso para concluir a ferrovia. “Estou pretendendo levar o presidente (sic) Sarney, que foi ele que, em 1987, começou essa ferrovia lá no Maranhão. Ela demorou 30 anos para ser feita, mas finalmente está pronta. Eu estarei muito feliz amanhã para inaugurar”, disso Lula.

A conclusão da FNS, após cerca de quatro décadas de obras, ocorre com a inauguração do Terminal Rodoferroviário da Rumo, situado no município goiano. A partir de agora, a ferrovia passa a ser operacional de ponta a ponta, entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA). O empreendimento permitirá o escoamento da safra do Centro-Oeste e Sudeste e impulsionará o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil.

O ponto que será inaugurado recebeu R$ 4 bilhões em investimentos para obras de infraestrutura, terminais e material rodante feitos pela operadora logística Rumo. Atualmente são quatro terminais em operação, sendo um em São Simão (GO); dois em Rio Verde (GO) e um em Iturama (MG). A construção das estruturas gerou mais de 5 mil empregos diretos e indiretos nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.