Cerca de 3 milhões de romeiros são esperados, em Trindade, para os dez dias da tradicional Festa do Divino Pai Eterno, que este ano será de 23 de junho a 2 de julho. Milhares de romeiros percorrem a pé os 18 quilômetros até Trindade, na Caminhada da Fé. Durante os dez dias de romaria, os serviços do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) serão mantidos regularmente.
Preocupado com o bem-estar dos devotos que percorrem a pé os 18 km entre Goiânia e Trindade, a equipe de fisioterapia do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) elaborou uma série de orientações e dicas para que a Caminhada de Fé seja realizada com tranquilidade e de forma saudável.
Bruno Assis, fisioterapeuta da unidade do governo estadual sob gestão Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), alerta que a primeira coisa a se pensar é a preparação para o dia da caminhada, programando o horário, definindo as roupas e a alimentação para o dia.
“Uma boa alimentação é fundamental, já que o gasto energético é muito alto por conta do longo percurso. Outro ponto importante são as vestimentas. Se possível, usar roupas leves e tênis, que são confortáveis e ajudam a proteger a coluna e os joelhos”, afirma.
Outra dica importante do profissional é se manter hidratado durante todo o trajeto e se preparar fazendo um aquecimento e alongamento antes e após a caminhada, para evitar lesões e cansaço muscular.
“Indico evitar álcool durante o trajeto, pois a bebida pode causar desidratação, e queremos o contrário disso. Logo, uma boa hidratação também é fundamental. Beba água, sucos naturais e água de coco”, sugere.
Também é preciso atenção ao horário. Se for andar durante a noite e de madrugada, não esquecer o casaco, e se for durante o dia, vale a pena abusar do protetor solar. Além dessas dicas é importante fazer o percurso acompanhado, e em casos de emergência, contatar os serviços competentes do Bombeiro (193) ou da Polícia Militar (190).
Os pacientes que chegarem ao pronto-socorro serão atendidos após triagem, baseada no protocolo de Manchester, 24 horas por dia e, se necessário, regulados via Complexo Regulador Estadual (CRE) para outros hospitais com a especialidade necessária.
Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas vão ocorrer normalmente, conforme demanda e encaminhamento do Estado.
Para reforço e segurança, haverá mais um médico no pronto-socorro na noite do dia 25 de junho, data marcada para o show gratuito do cantor Roberto Carlos, que deve aumentar ainda mais o fluxo de pessoas na cidade.
Leave A Comment