A Receita Federal informou que golpistas estão utilizando informações a respeito do Imposto de Renda 2023. De acordo com a instituição, golpistas têm enviado e-mails fraudulentos com uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar impressão enganosa de autenticidade do conteúdo.
Em uma notaoficial no site da instituição, o governo informou que criminosos tentam atrair as vítimas por meio de e-mails sobre um suposto erro na declaração anual.
Então, o e-mail traz um link para o usuário clicar e ir para um arquivo PDF com os supostos erros. Ao clicar no link e preencher seus dados, as pessoas podem fornecer suas informações pessoais para os golpistas ou instalar programas suspeitos no computador.
A Receita Federal emitiu um alerta para avisar aos contribuintes que não faz contato por e-mail ou por mensagens de texto para solicitar correções nas declarações de Imposto de Rendas e também não solicita que as pessoas cliquem em links.
Para conscientizar os brasileiros, a Receita Federal fez uma lista com quatro itens para ficar atento em possíveis golpes:
1 – Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
2 – Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
3 – Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
4 – Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
Leave A Comment