A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), criou um novo departamento focado na prevenção de acidentes e redução do número de mortes em rodovias. Batizada de Diretoria de Segurança Viária (DSV), a estrutura de gestão assume a responsabilidade sobre sinalização, monitoramento eletrônico e faixas de domínio dos 21 mil quilômetros da malha viária estadual.
Com o novo porte administrativo, o governo agora inaugura novas frentes de serviço para aumentar a segurança das rodovias, como a implantação de 10 passarelas ao longo dos perímetros urbanos das GOs 060 e 070, que ligam Goiânia a Trindade e Goianira, respectivamente.
Segundo a engenheira civil e titular da nova diretoria, Vanessa Borges, a quantidade de acidentes nos pontos críticos monitorados pela Goinfra justificam a criação da DSV. “Contabilizamos quase 10 mil acidentes entre os anos de 2018 e 2021, cerca de 10% deles com vítimas fatais. Em mais de 70 anos de gestão rodoviária no estado, nunca houve um departamento designado para entender essa realidade e frear esses números. Vamos, a partir da DSV, mudar essa história. O nosso objetivo é preservar vidas”.
Para ter condições de cumprir seus objetivos, a diretoria trabalha com o aprimoramento da trafegabilidade de perímetros urbanos de rodovias com fluxo complexo de veículos situadas na região Metropolitana de Goiânia e municípios; implantação de sinalização específica, monitoramento e notificações de publicidades, poluição visual, invasões e assentamentos de faixas de domínio; intensificação da fiscalização de trânsito e faixas de domínio.
Dados da Goinfra revelam que 90% dos acidentes registrados em rodovias goianas ocorrem por erro humano, de pedestres e motoristas. Por isso, a Diretoria de Segurança Viária irá realizar levantamentos de pontos com mais ocorrências de colisões para compor um estudo que servirá para embasar um projeto de educação no trânsito.
O foco do plano, segundo Vanessa, será atuar na “formação de crianças e consolidar os ensinamentos sobre trânsito nas gerações posteriores. Nossa meta é desenvolver campanhas educativas e intensificar a fiscalização nesses pontos críticos até que tenhamos condições de implantar medidas definitivas para combater acidentes. É o caso das passarelas, por exemplo, que dependem de estudos, licitações, projetos e obras, etapas morosas, mas necessárias à manutenção da segurança viária”.
Outra atribuição da DSV será a revisão de instruções normativas que norteiam a construção de vias e implementação de acessos. O intuito é que leis que regem essas medidas restrinjam a quantidade de acessos em trechos rodoviários, de modo a manter a atribuição rural de alguns segmentos de pista.
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