Publicado no  Diário Oficial do Estado o chamamento público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para proposta de estruturação do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada, composto pelo Estádio Serra Dourada, Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena) e áreas adjacentes. O edital está disponível no site www.esporte.go.gov.br. O Serra Dourada passa por requalificação em etapas, já tendo concluído a parte referente a banheiros.

Construído em 1975 pelo estado de Goiás, o local foi palco para muitas partidas históricas dos principais times da capital: Atlético-GO, Goiás e Vila Nova. Se até o fim da década passada era certeza que os times goianos mandariam pelo menos seus jogos mais importantes, a história mudou nos últimos quatro anos e o local ficou abandonado pelo ponto de vista esportivo.

Na semana passada, o governador Ronaldo Caiado visitou as obras de reforma do estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho) em São Paulo, que passou por processo semelhante e será entregue revitallizado à população. “Fiz questão de vir aqui conhecer essa obra. E esperamos que haja essa mesma transformação no nosso Serra Dourada. Uma mudança que não será apenas para um jogo de futebol, vai impactar o dia a dia das pessoas”, avalia Caiado.

A abertura do chamamento público tem o intuito de buscar as melhores soluções para a modernização, gestão, operação e manutenção do complexo, apontando cenários possíveis de parceria com a iniciativa privada, com a ressalva de que os espaços continuarão pertencendo ao poder público e não poderão ser privatizados.

A ação busca receber competições esportivas regionais, nacionais e internacionais, e ampliar as oportunidades de entretenimento e promoção de eventos nos espaços contemplados no edital publicado.

Todo o modelo de estruturação do Distrito de Esporte parte de um estudo do Grupo de Trabalho Serra Dourada, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela. “Estudamos e fomos em busca de conhecer o que hoje está na vanguarda desse tipo de projeto. Queremos para Goiás o melhor modelo para um espaço multiuso. Por tudo que conhecemos, estamos no caminho certo”, avalia.

Os interessados em participar do PMI terão até 30 dias corridos, após publicação do edital, para entregarem a Manifestação de Interesse. Se autorizados, terão até 90 dias corridos para finalizar e entregar os estudos.

O Serra Dourada parou de ser utilizado com frequência para jogos oficiais no fim de 2019. A última partida do período foi a vitória do Goiás sobre o Grêmio, por 3 a 2, no dia 8 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão.

 

Desde então, o estádio foi usado apenas em ocasiões esporádicas. Em 2022, o Atlético-GO mandou as partidas do mata-mata da Copa Sul-Americana no Serra para atender a capacidade mínima exigida pela Conmebol e o Vila Nova recebeu o Fluminense em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

 

Já em 2023, o único jogo oficial do Serra Dourada até o momento teve como mandante o Goiânia. O Galo Carijó recebeu o Goiás em jogo das quartas de final do Campeonato Goiano e, apesar da derrota por 8 a 3, avaliou o saldo da experiência como positivo, já que arrecadou cerca de R$ 165 mil.

 

  • Com informações do Futebol Nacional